domingo, 15 de agosto de 2010

Medicina Antroposófica - O que é?




Por Rosangela V. Bittar CRT 42435
Terapeuta Complementar

A Medicina Antroposófica (MA) foi introduzida no Brasil há aproximadamente 60 anos.É definida na Portaria 1600 de 2006 do Ministério da Saúde como uma abordagem médico-terapêutica complementar, de base vitalista, cujo modelo de atenção está organizado de maneira transdisciplinar, buscando a integralidade do cuidado em saúde.
A MA amplia os conhecimentos da medicina acadêmica pela concepção de que o ser humano, além de seu corpo físico, também é uma realidade psíquica e espiritual individualizada, que interage com seu meio ambiente, social e cultural.

Essa metodologia está fundamentada na obra do filósofo social Rudolf Steiner e em seu trabalho conjunto com a médica Ita Wegman, proporciona um novo olhar como processo integrado entre saúde, enfermidade e cura. Portanto, a medicina antroposófica não é uma simples técnica de diagnóstico e medicação; ela possibilita um caminho de desenvolvimento interior do médico, permitindo-lhe conferir, além desses preceitos, um auxílio no processo de conhecimento e desenvolvimento próprio e de seus pacientes.

De caráter transdisciplinar, busca a integralidade do cuidado em saúde. Entre os recursos terapêuticos da medicina antroposófica, destacam-se: a utilização de aplicações externas (banhos e compressas), massagens, movimentos rítmicos, terapia artística e uso de medicamentos naturais (fitoterápicos ou dinamizados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!