terça-feira, 7 de setembro de 2010

O que é Homeopatia



Por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Complementar - CRT 42435

A Homeopatia sistema médico complexo de caráter holístico, baseada no princípio vitalista e no uso da lei dos semelhantes enunciada por Hipócrates no século IV a.C. Foi desenvolvida por Samuel Hahnemann no século XVIII, após estudos e reflexões baseados na observação clínica e em experimentos realizados na época, Hahnemann sistematizou os princípios filosóficos e doutrinários da homeopatia em suas obras Organon da Arte de Curar e Doenças Crônicas. A partir daí, essa racionalidade médica experimentou grande expansão por várias regiões do mundo, estando hoje firmemente implantada em diversos países da Europa, das Américas e da Ásia.

No Brasil, a Homeopatia foi introduzida por Benoit Mure em 1840, tornando-se uma nova opção de tratamento. A implementação da Homeopatia no SUS representa uma importante estratégia para a construção de um modelo de atenção centrado na saúde uma vez que:

•Recoloca o sujeito no centro do paradigma da atenção, compreendendo-o nas dimensões física, psicológica, social e cultural. Na homeopatia o adoecimento é a expressão da ruptura da harmonia dessas diferentes dimensões. Desta forma, essa concepção contribui para o fortalecimento da integralidade da atenção à saúde.
•Fortalece a relação terapeuta-paciente como um dos elementos fundamentais da terapêutica, promovendo a humanização na atenção, estimulando o autocuidado e a autonomia do indivíduo contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.
•Contribui para o uso racional de medicamentos, podendo reduzir a fármaco-dependência.

Saint-Martin 2010 refere que a homeopatia é uma ciência de domínio público direito adquirido por todos os profissionais que a vêm praticando no País há 170 anos, que não pode mais converter-se num monopólio de uma classe, principalmente se o for em detrimento do interesse de toda uma coletividade. A Constituição Federal, art. 5.º - XXXVI, diz – “A lei não prejudicará o direito adquirido”; no art. 296 - “A saúde é um direito de todos”; no art. 5.º - II, “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de Lei”; no inciso XLI do art. 5.º – “A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”. Contra a pretensão de se cassar um direito adquirido cabe um ação judicial própria. Ao longo de quase um século e meio, raizeiros, benzedores, médiuns espíritas, farmacêuticos, terapeutas naturistas, padres e, mais recentemente, também engenheiros agrônomos, veterinários, odontólogos, zootecnistas, biólogos, psicólogos vêm praticando essa arte, e somente a partir de 1980 também por médicos. Assim, a homeopatia tem sobrevivido exatamente graças aos não-médicos.

Existem farmácias que vendem produtos homeopáticos desde o séc. XIX, atendendo diretamente à população, portanto, antes da Resol.1000/80 do CFM. Inexistindo Lei preceituando que apenas médicos podem praticar a homeopatia, inexiste proibição legal para o exercício da atividade do homeopata. Um verdadeiro terapeuta naturista tem conhecimentos sobre estímulos energético, mental, emocional e físico. Não invadem áreas de trabalho privativas do médico porque: 1.º - sabe que não é médico; 2.º - não faz cirurgias; 3.º - não prescreve medicamentos, mas indica remédios (cuja terminologia tem conceituações muito variadas); 4.º - aplicando a homeopatia ele está trabalhando com um produto dinamizado, do qual somente resta a energia da matéria-mãe, destituída de quaisquer elementos químicos; 5.º - não faz diagnósticos, até mesmo porque para ele não existem doenças, mas sim doentes (O Dr. Bach, dos florais que levam seu nome, diz que “as doenças provêm da alma”).

A homeopatia está presente em pelo menos 10 universidades públicas, em atividades de ensino, pesquisa ou assistência, e conta com cursos de formação de especialistas em Homeopatia em 12 unidades da federação.

A Medicina Vibracional inclui outras práticas quais sejam: Terapia com Essências Florais, a Cromoterapia, o Reiki e Acupuntura.

Rosangela V.Bittar
Título de Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Reiki, Aromaterapeuta.
Palestra e Cursos

Atendimento com Terapia Floral
Hospital das Clínicas da UFPE - Setor de Oncologia 3.andar agendamento na recepção
Consultório em Boa Viagem Recife PE
Atendimento a crianças, jovens e adultos
Rua Padre Bernardino Pessoa, 633
Contato: rosangela.bittar@globo.com
telefone: 0xx81-8843-0584

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!