quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A História do Reiki


A História do Reiki
Por Rosangela Vecchi Bittar


Mikao Usui (15/12/1865-1926)
Era monge japonês discípulo da escola Tendai foi quem redescobriu a técnica do Reiki.
Como monge, Usui já possuía conhecimento da técnica de cura dos antigos. Isto aconteceu após um retiro de 21 dias no Monte Kurama, para meditar e jejuar.
Uma dessas meditações poderá ter sido ficar debaixo de uma cascata do Monte Kurama com a água a cair sobre a cabeça para abrir e purificar o chakra da coroa, uma prática que é efetuada ainda hoje pelos monges do Templo Kurama.
No final do retiro em Março de 1922, Mikao Usui teve a sua experiência de Satori (Iluminação) no vigésimo primeiro dia, Usui recebeu a iluminação, aprendendo como ativar e transmitir a energia universal pela imposição das mãos e pelos símbolos.

Chujiro Hayashi (1878-1941)
Era oficial da marinha japonesa, aprendeu o método de cura com Mestre Usui
e sistematizou o Reiki aprimorando a técnica para uso clínico criando sua própria escola.
Em sua clínica usava várias pessoas canalizando energia para um só paciente, pois considerava assim que a energia era potencializada. Desenvolveu também, o sistema de níveis para recebimento do Reiki das Sintonizações e Símbolos, que eram trocados pela prestação de serviços dos adeptos no atendimento aos pacientes da clínica.
Em 10 de Maio de 1941, na presença dos seus alunos, fez o coração parar por meios metapsíquicos e faleceu, com 63 anos.


Hawayo Takata (24/12/1900 – 11/12/1980)
No ano de 1935, a havaiana, senhora Takata, viajou para o Japão para realizar um ritual budista em homenagem ao falecido marido que havia morrido em anos antes, porém, acredito que o que realmente aconteceu é que ela foi ao Japão procurar curar-se, pois, após a morte do marido ficou bastante doente com problemas nervosos e foi diagnosticada uma doença de fígado que exigia uma cirurgia, mas devido a problemas respiratórios, o uso de anestésicos era contra-indicado. No entanto, os médicos afirmavam que sem uma cirurgia, ela não sobreviveria, mas, se praticada, ela morreria. No Hospital Maeda, em Akasaka onde ficou internada por várias semanas. Foi marcada a cirurgia, também foi diagnosticada apendicite, um tumor e cálculos biliares. Ouvindo sua intuição desistiu da operação e procurando um novo método de cura, foi-lhe indicado a Clínica de Chujiro Hayashi onde foi tratada por quatro meses e curada.
Com o restabelecimento se informou sobre a técnica que lhe havia curado. Decidiu aprender (recebeu os primeiros ensinamentos em 1936) e ficou morando no Japão por dois anos. Em 1938, tornou-se Mestra, passando a transmitir e divulgar o reiki no Ocidente.
Fundou a Associação Internacional de Reiki (AIRA) e é tida como a grande propagadora da técnica do Reiki no Ocidente.

Bibliografia:
CARDOSO, Joel, Reiki Harmonia Universal - Editora Tipo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!