quarta-feira, 7 de setembro de 2011

BOLDO



Por Rosangela Vecchi Bittar
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

O Boldo aqui tratado pertence a família botânica da Monimiaceae com nome científico Pnemus boldus molina conhecido popularmente como boldo do chile, boldo verdadeiro.
O efeito laxante do boldo é atribuído pela presença de resinas. O alcalóide como boldina, esparteína e isocoridina junto com seus flavonóides e o glicosídio boldoglucina tem ação protetora sobre a membrana dos hepatócritos. O óleo essencial rico em ascaridol, cineol, linalol, eugenol, e –cimeno em até 2%.

Indicações: dispepsias, afecções hepáticas, cálculos biliares, constipação e gases.

O boldo traz benefícios principalmente para o fígado. Ajuda-o a trabalhar melhor, e é ótimo para quem tem hepatite ou problemas freqüentes ligados ao fígado, como dor de cabeça, suores frios e mal estar. O boldo, tomado antes das refeições ajuda na digestão e nas funções do aparelho digestivo. É ótimo para quem tem intestino preso, cálculos biliares e gastrite. Também é muito bom para insônia.

O boldo é a erva da paz. Ele é ótimo para os ansiosos, apressados, que se cobram muito, que não conseguem dormir pensando nos problemas do dia seguinte. Traz paz de espírito e longevidade. Trabalha com a nossa noção de tempo físico e com a pressa, e a sensação de que não temos tempo para nada. Organiza o ideal.

Usar as folhas em infusão duas folhas para uma xícara de água fervente.

Advertência: altas doses podem provocar irritação renal, vômitos e diarréia como também provocar convulsões.

OUTROS USOS
O escalda pés acalma e dá um sono tranqüilo. Os banhos de macerado de boldo ajudam a acalmar crianças e adultos. Esses mesmos banhos são ótimos para cuidar de neuróticos e doentes mentais agressivos. Uma compressa de folhas de boldo piladas em pasta, colocadas no chacra coronário, limpa-o e nos abre para as mensagens do cosmos. Essa mesma compressa no coração alivia angústia.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imagem foi retificada é só, o texto está corretissimo.abrs

      Excluir

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!