domingo, 22 de janeiro de 2012

Propriedades do Óleo de Argan

Por Rosangela Vecchi Bittar
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

O óleo de Argan, conhecido como ‘‘ouro líquido do Marrocos’’ por sua riqueza nutricional, cosmética. Proveniente das sementes dos frutos de uma árvore semi-desértica chamada Argânia (Argania spinosa), o óleo de argan tem como carro chefe os ômega 6 (ácido linoléico 35%) e ômega 9 (ácido oléico 45%), numa proporção equilibrada, que permite uma hidratação profunda da pele e dos cabelos.
Rico em vitamina E (62mg/100mg), esqualeno (0,3%), polifenóis (5,6mg/100mg), carotenóides e esteróis (160mg/100g), que prometem ação antioxidante e regeneradora das células.O óleo de argan é riquíssimo também em tocoferóis (comparativamene
o óleo de argan tem 620 mg/kg no contra 320 mg/kg no azeite de oliva e 550mg/kg no óleo de sementes de uva extra-virgem) obtendo assim, uma alta concentração de vitamina “E” que é poderoso antioxidante que captura os radicais livres e neutraliza a oxidação destrutiva das células.

Na pele, o óleo de argan é um produto fantástico! Não é oleoso, é rapidamente absorvido, hidratando profundamente, devolvendo o brilho, a vida e saúde da pele.
Age regenerando a pele e combatem o envelhecimento durante o repouso noturno.

Na farmacopéia do Marrocos, o óleo de Argan é recomendado para acne, estrias e queimaduras. Sua aplicação diária trata de rachaduras da pele, em especial do bico dos seios (durante a amamentação), também útil em dermatites e escaras. Além disso, é recomendado para as unhas quebradiças, nutrindo e protegendo contra as agressões externas. É utilizado de 1-3 gotas na pele ou unhas, espalhando-se com a ponta dos dedos.

No cabelo:
Os marroquinos utilizam o óleo de argan como um bioativo no tratamento dos cabelos há séculos. Seus benefícios vêm de sua capacidade natural de hidratar, o que ajuda a diminuir o frizz e controlar os cabelos rebeldes. Seus antioxidantes e vitaminas melhoram a elasticidade dos fios, dão um brilho luminoso e ajudam a renovar os cabelos contra danos causados pelo calor, vento, oxidação ou excesso de escova e química. É muito suave, sendo absorvido instantaneamente sem deixar cheiro ou oleosidade sobre os cabelos.

O óleo de argan é capaz de nutrir e reestruturar os cabelos secos e quebradiços, reduzindo as pontas duplas, além de proteger de danos térmicos. Como beneficio adicional, ajuda a manter a cor dos cabelos coloridos por mais tempo. É o tratamento capilar eleito pelos profissionais, já que seus benefícios são percebidos desde a primeira aplicação. Uma vantagem do uso antes da escova é diminuir o tempo de secagem.

Formas de usar:
- Antes da escova, ajuda a secar mais rápido e deixa os fios mais macios: Use uma pequena quantidade na palma da mão priorizando o comprimento e pontas.

- Depois da escova, como finalizador, ajuda nos penteados e na prevenção de pontas duplas: use uma pequena quantidade na palma da mão priorizando o comprimento e pontas.
- Tratamento noturno: use uma pequena quantidade na palma da mão utilizada no comprimento e pontas. No caso de cabelos oleosos, deve ser lavado pela manhã.

- Aplicação no processo de coloração: Alguns profissionais utilizam cerca de uma tampa e meia nos cabelos secos ou com química, massageando e deixando sem enxágue antes da aplicação da coloração. O benefício é prevenir possíveis danos aos fios.

Geralmente a obtenção o óleo é realizada pelas mulheres, num trabalho árduo. Para se conseguir 1 litro de óleo, são necessários 30kg de frutos, colhidos de cerca de sete árvores, em aproximadamente 15 horas de trabalho. Por isso é importante atenção na hora da compra, já que pelo fato do óleo de argan ter se tornado muito famoso, muito produto ‘‘barato’’ encontrado no mercado é adulterado com óleo de soja desodorizado. Para que o óleo tenha todas as suas propriedades e dê resultados, precisa ser extra-virgem e puro.


Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Floral com título de Especialista em Terapia c/Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE
Professora - Pesquisadora - Reiki Master - Aromaterapeuta
Coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer e terapeuta floral voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Publicações/livros:
Os Benefícios das Essências Florais de Bach no Alzheimer editora Laços SP em lançamento disponivel nos seguintes locais:
na Farmácia Sunflower que fica na Rua Bernardino Pessoa, 633 Boa Viagem Recife
www.editoralacos.com.br
www.livrariacultura.com.br
em breve no site da Saraiva
e na Loja do Shopping Recife
Pedidos para aquisição e logista:
rosangela.bittar@globo.com

Ebook: Uso prático da Terapia Floral na Obesidade: O cuidado integral através do uso das Essências Florais site: www.viaebooks.com.br

Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584

Um comentário:

  1. quero mais informações sobre esse óleo de argan, pois sou esteticista facial e corporal e quero ter mas conhecimentos p poder trabalhar com produtos de qualidade e oferecer as minhas clientes.

    ResponderExcluir

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!