quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ai! Tenho TPM!




Por Rosangela V. Bittar
Terapeuta Complementar - CRT 42435.

Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Pesquisadora - Mestre em Reiki - Aromaterapeuta - Cromoterapeuta

A tensão pré-menstrual ocorre por várias causas que podem ser fatores hereditários, alterações hormonais e situações tensas do cotidiano. Seus sintomas são vários, físicos e emocionais: dor de cabeça,dor lombar, dor nas pernas e dor nas mamas com intumescimentos dos seios, taquicardia, retenção de líquido que provoca o aumento de peso, tontura, enjôo, mudança no apetite irritação, ataque de raiva, tensão, com conseqüentes brigas e conflitos com o companheiro, familiares e muitas vezes no trabalho; a mulher apresenta maior sensibilidade com muitas vezes em choro fácil; ansiedade, insônia ou sono em excesso; outras vezes episódios de esquecimento, dificuldade de concentração; humor variável levando a comportamentos extremos.

Das brasileiras 36% são assintomáticas; 29% têm sintomas leves; 27% têm moderados; 8%tem sintomas intensos, os quais percebidos cerca de 15 dias antes do ciclo menstrual. Os companheiros sofrem e muito! Porque o convívio fica difícil já que as emoções neste período estão a “flor da pele”.

Os que podemos fazer para controlar tal incomodo?

Geralmente, são usados analgésicos, implantes hormonais e antidepressivos. Mas, podemos tratar de forma natural utilizando alimentos adequados que contenham vitamina B6 (combate as alterações de humor, dá disposição), ômega 3 (regula a irritabilidade e atua no problema das cólicas), magnésio (combate a retenção de líquido) e cálcio (atua na retenção de líquido).

Podemos praticar yoga com suas posturas que relaxam e ativam a parte hormonal. Por fim, podemos fazer uso da Terapia Floral, as essências florais de Bach como: o Crab Apple que auxilia na eliminação das toxinas e líquidos, o Vervain para diminuir a tensão, o Holly para a irritação, raiva, Cherry Plum para o descontrole e compulsão; o Star of. Bethlehem para dar tranqüilidade e amparo na dificuldade; o Impatiens para a impaciência; o Elm para as dores musculares e sentir-se capaz de "dar conta"das tarefas ao longo do período.
Bem existem outras possibilidades de tratamento com os remédios florais pois, existem outros sistemas além do Sistema Floral de Bach, a indicação depende sempre do caso individual, aqui fica apenas como sugestão de tratamento.

O uso de óleos essências no corpo todo e principalmente na região abdominal também é útil e confortante. Use um óleo vegetal como de sementes de uva ou de amêndoa doces misturado com o óleo de gerânio (Pelargonium grabeolens) - que é diurético, sedativo, indicado para inchaço de mamas, para tensão nervosa, antidepressivo, recomendado para cálculos e estancar sangue (Culpeper) seu perfume é reconfortante, a não ser que a pessoa não goste do odor por alguma memória emocional, também é indicado para menopausa. Outro óleo essencial interessante é o de erva-doce (Foeniculum vulgare)indicado para flatulência, cólicas, diurético, antiespasmódico, naúseas, também indicado para casos de menopausa. É um tônico para o fígado, baço e digestão. Vejam sempre a procedência do óleo para assegurar sua qualidade terapêutica e os resultados ao tratamento.Proporção para o uso 30 ml de óleo vegetal para cada 22 gotas de óleo essencial.


Atendimento contato: (81) 8843-0584, (81) 81305882
email: rosangela.bittar@globo.com
Consultório:Rua Padre Bernardino Pessoa, 63 Boa Viagem Recife Pernambuco
Hospital das Clínicas da UFPE - Oncologia - agendamento no setor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!