sexta-feira, 2 de julho de 2010

O que saúde e adoecimento....



O que é Saúde, o que é o Adoecimento segundo as Práticas Integrativas e Complementares.



por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
Terapeuta Complementar Especializada em Terapia Floral pela Universidade Federal de
Pernambuco.

As Práticas Integrativas e Complementares segundo o Ministério da Saúde, são as práticas de promoção, prevenção e proteção a saúde sob o ponto de vista de saúde integral do homem no meio social em que vive respeitando as singularidades de cada um, e está inserida no departamento de Atenção Básica.

Entendamos saúde integral, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde OMS, é olhar o indivíduo de forma multifacetada: o físico, o mental, emocional e espiritual.
O corpo humano está em constante estado de atividade e modificação, não é só carne e ossos, é o cálice que abriga nossos pensamentos, nossas emoções, nosso espírito.
E responde a todo estímulo seja promovido pelos nossos pensamentos positivos ou não, por nossas crenças internalizadas, que se confrontam com as experiências vividas produzindo emoções diversas, seja de amor, raiva, mágoa, decepção, alegria, saudade, pena, solidão, impotência, e muito mais. Cotidianamente, também, enfrentamos estímulos externos, em casa nos afazeres domésticos, nas relações interpessoais, no cuidado a nossos entes queridos, desempenhando nosso papel na família, na sociedade e no trabalho, enfrentando o estresse do convívio com as diferenças, no choque com as realidades, o mundo moderno estabelece padrões que muitas vezes nos faz perder nosso ritmo interno devido às obrigações assumidas.

Nem todas as pessoas sentem-se da mesma forma diante da mesma situação, somos indivíduos singulares. Cada um reage de uma maneira diferenciada a mesma experiência. Nosso corpo arquiva estas experiências de acordo a forma que nos sentimos, interpretamos estas situações do viver. Nosso corpo responde a nossos pensamentos através da somatização criando doenças iniciando-se no mental (depressão, pânico, desespero, angústia) até chegar ao corpo físico.

Então o que podemos considerar como saúde?Saúde é a aceitação da vida com todas as imperfeições e contradições deixando fluir pelo fluxo da vida; é metabolizar as experiências vividas onde cada um de nós assume a responsabilidade pelos desafios e lições de vida; é o estado equilibrado entre o corpo, mente e espírito.

Como os pensamentos influenciam a saúde e o bem estar?

A liberação excessiva de hormônios causada pelo estresse afeta nossa saúde (adrenalina, noradrenalina e cortisol); o cortisol, por exemplo, enfraquece nosso sistema imunológico; a adrenalina afeta a ovulação e interfere na fertilidade; a causa do estresse reside em nossos pensamentos.

O que é doença?

Doença é a sinalização do corpo que algo não vai bem.
Os desequilíbrios ficam internalizados, a entidade-doença não contabiliza tempo, ela se alimenta permanentemente de pensamentos não liberados que emitimos diariamente acumula-se através dos anos.
Quando não falamos, expressando o que sentimos, o corpo fala através dos sintomas apresentados.

A doença pode originar-se na infância devido à compreensão errônea de um acontecimento. Por outro lado, pode também ter sido gerada devido a um sentimento devastador-trauma, sentimentos reprimidos, conflitos mentais etc. Adoecemos fisicamente quando algum tipo de stress derruba a ordem natural (o equilíbrio), a doença antes de se manifestar no corpo físico, apresenta rupturas na harmonia nos campos mental e emocional.

Dr. Edward Bach, em 1928: “A doença é, em essência, o resultado do conflito entre alma e mente”... Enquanto nossa alma e personalidade estão em harmonia, tudo são prazer e paz, felicidade e saúde. “Quando nossas personalidades são desviadas do caminho traçado para a alma, quer por nossa própria vontade mundana, quer pela persuasão de terceiros surge o conflito”.

Assim, os precisamos nos cuidar a raiva, o medo, a tristeza, a mágoa e outras emoções correlatas abrem as portas para o adoecimento físico e espiritual. Portanto, devemos empregar todas as forças no sentido de conduzirmos de forma mais suave nossas vidas, desta forma as Práticas Integrativas podem auxiliar a todos seja através da Homeopatia, da Terapia Floral, da Acupuntura, Massagens, Dança, Yoga, e outras práticas que apaziguam nossa alma e nos aliviam das pesadas cargas que assumimos ao longo de nossa existência.


Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especializada pela Universidade Federal de
Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Consultas em Recife - Palestras e Cursos.
E-mail rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882
Blogs: http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/
http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!