domingo, 7 de novembro de 2010

O Óleo de Linhaça – Receita de Saúde!


Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

O óleo de Linhaça é obtido da prensagem a frio das suas sementes o que preserva as suas qualidades. É fonte de ácidos graxos essenciais: ômega 3, ômega 6 e 9.

A deficiência dos ácidos graxos ômega 3, 6, 9 produz os seguintes sintomas:Pele seca, problemas de pele, Unhas e cabelos enfraquecidos, Cansaço o tempo todo, Depressão, Depressão pós-parto, Memória fraca, Pressão alta, Níveis altos de colesterol, Veias varicosas, Artrite, Dores articulares, Infertilidade e inflamações, Desequilíbrio hormonal, Retenção de líquido, Cálculo biliar, TPM, seios inchados, problemas intestinais.

Benefícios do uso da linhaça:
aumento de imunidade, auxilia ao sistema nervoso, circulação sanguínea favorecendo o coração, reduz as inflamações e dores articulares, melhora a função digestiva (excelente nos casos de constipação), o equilíbrio hormonal, bom para pele, unhas e cabelo, auxilia a processar e distribuir vitaminas solúveis como A,D,E,K e também ajuda a combater a depressão inclusive a pós-parto.Estudos demonstram que o óleo de linhaça é um grande coadjuvante na prevenção de todas estas doenças, reduzindo o colesterol total e o mau colesterol, trazendo proteção cardiovascular além de agir como antiinflamatório e como antialérgico. Contém ainda a lignina, um fito estrógeno responsável pelo restabelecimento do hormônio sexual estrogênio, cujo nível cai bruscamente na menopausa. A lignina oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e problemas do cólon, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. O ácido linoléico ou ômega-6 é utilizado como fonte de energia e matéria-prima do tecido nervoso e de substâncias que regulam a pressão arterial, coagulação, freqüência cardíaca, dilatação vascular, resposta imune, quebra de gorduras, tensão pré-menstrual e dores na mama. É antioxidante e imuno-estimulante, previne doenças degenerativas e cardiovasculares. Em artroses, por exemplo, ajuda a desinflamar as articulações.

Na indústria cosmética e farmácias de manipulação, o óleo de linhaça tem sido utilizado para os tratamentos de eczema, acne e dermatite atópica, pois apresenta um excelente poder cicatrizante.

Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano e uma forma simples de introduzi-los em nossa alimentação. O óleo de linhaça contribui para a integridade e fluidez das membranas celulares. Sem uma membrana saudável, as células perdem sua capacidade de reter água, nutrientes vitais, eletrólitos, deixando de funcionar adequadamente. A manutenção da integridade das membranas celulares pode resultar em mais saúde e bem-estar.

Para quem não gosta do óleo de peixe como fonte de ômega-3, o óleo de linhaça é uma ótima opção e é de origem vegetal. Como se vê, trata-se de importante aliado na suplementação alimentar, ajudando a promover o equilíbrio orgânico.

Pode ser usada em cápsulas geralmente duas ao dia, tomar o óleo o qual encontramos nas lojas de alimentos naturais (duas colheres ao dia sem aquecê-lo), ou as sementes, colocando de molho 1 (uma) colher de sopa das sementes submergida em água. Isto pode ser feito à noite antes de dormir. Pela manhã as sementes estarão macias, gelatinosas perceberá o óleo na água desta forma acredito que não se perde as propriedades terapêuticas. Tomar pela manhã em jejum, mas é difícil tomar assim, então sugiro que seja adicionado ao suco matinal. Outra forma triturada ou não ser adicionada aos alimentos: agregar a salada de folhas, salada de frutas, yogurte, e a outros pratos(pães etc...). Procurar comprar linhaça de boa qualidade.
Com o tempo ela regularizará seu organismo.
Crie o hábito com esta dica saudável: Lembre “o hábito faz o monge.”

Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE
Pesquisadora - Reiki Master - Aromaterapeuta
Contato: rosangela.bittar@globo.com
Telefone: (81)8843-0584
Atendimento em consultório em Recife
Atendimento Voluntário na Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Palestras e Cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!