terça-feira, 2 de novembro de 2010

Óleos Carreadores - Parte I


Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

Os óleos carreadores são óleos vegetais usados como veículo para manipulação, a eles geralmente são adicionandos óleos essenciais puros com fins terapêuticos. Os óleos essenciais diluídos em óleos vegetais possuem alto poder de penetração e não prejudicam as propriedades dos óleos essenciais.

Dentre os óleos vegetais mais empregados, podemos citar: amêndoas doce, germe de trigo, sementes de uva, abacate, etc. os quais podem ser usados também apenas pelo seu valor intrínsco, sem qualquer acréscimo.

São amplamente utilizados nos diversos tipos de massagem. Ao massagear o corpo com óleos essenciais, podemos combinar eficazmente as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais com os efeitos benéficos da própria massagem. Mas, podem também ser incorporados ao banho diário como cuidado simples e benéfico a saúde.



ÓLEO DE AMÊNDOAS - PRUNUS AMYGDALUS VAR. DULCIS

É um excelente óleo para massagem, sendo muito usado na Índia nas crianças e idosos. Possui propriedades amornantes e sabor doce; é indicado para pessoas que tem Kapha aumentado no corpo. Deve-se colocá-lo no sol por 40 dias para aumentar suas propriedades terapêuticas, muitas vezes é misturado com leite e usado como tônico pelos lutadores indianos. Quando utilizado na massagem, é ótimo para os músculos, aumenta a vitalidade e é indicado para inchaços e securas da pele. O Óleo de Amêndoa Doce tem aplicação na indústria cosmética, farmacêutica, óleo para banho, xampu, bronzeadores, cremes antiestria, entre várias outras.

Existem dois tipos de Amêndoa: a doce e a amarga. Apenas a doce é indicada como alimento, pois a amarga contém ácido cianídrico, que é uma substância que pode causar intoxicação.

Quando pensamos no corpo de uma mulher grávida, logo nos vem à imagem da mulher passando Óleo de Amêndoa Doce para evitar as estrias provocadas pela esticamento e ressecamento da pele durante a gestação. No Oriente também é indicado para melhorar a saúde dos cabelos e do sistema nervoso.

ÓLEO DE ABACATE

O Óleo de Abacate que é um óleo nobre, muito utilizado na indústria Cosmética como matéria-prima para a fabricação de produtos para amaciar o cabelo, cremes e óleos para massagem, creme hidratante para o rosto e corpo, entre outras aplicações.

O Óleo de Abacate também pode ser usado para fins alimentícios e é tão competitivo quanto o azeite de oliva, por ser rico em gorduras insaturadas e vitamina E.

Contém vitaminas A, B e C, excelente para as peles maduras e/ou envelhecidas pois, amacia e nutre a pele seca além de ser um, protetor solar natural.

** Relembre as principais atuações das vitaminas no quadro abaixo:
VITAMINA A Crescimento e visão.
VITAMINA B Tônus muscular e aparelho digestivo.
VITAMINA C Integridade dos vasos sangüíneos, dentes e combate infecções.
VITAMINA D Metabolismo do cálcio e fósforo.
VITAMINA E Fertilidade, sistemas nervoso e muscular involuntários.
VITAMINA K Coagulação do sangue; anti-hemorrágico


Vejam meu novo blog:
http://consultasterapiafloral.blogspot.com/

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista em Terapia com Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco - Pesquisadora - Mestre em Reiki – Aromaterapeuta
Trabalho Voluntário como Terapeuta Floral no Hospital das Clínicas da UFPE
Coodenadora das Práticas integraitvas e Complementares da ABRAz PE

E-mail rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584
Atendimento em Consultório
Rua Padre Bernardino Pessoa, 633 Boa Viagem –Recife – PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!