quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A Energia de Cura do Manjericão


por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435


O manjericão, cujo nome científico é Ocimum Basilicum, é uma planta herbácea de ciclo perene. Seu aroma é doce e pungente e seu sabor é balsâmico e levemente amargo. Suas folhas são ricas em vitamina A e C, além de terem vitaminas B (1, 2 e 3) e serem uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro); são sudoríferas e diuréticas.

Os componentes químicos do Manjericão são: fenilpropano, metilcavicol e linalol. Por isso suas propriedades medicinais são: antidepressiva, anti-séptica, anti-espamódica, expectorante, digestiva e tônica, pois atua no sistema nervoso central.
O manjericão é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Na sua família existem muitos tipos: o alfavacão, o manjericão de folha larga, o de folha miúda, também chamada de basilicão e o de folhas roxas. Todos eles têm os mesmos princípios ativos. A diferença está no sabor mais ou menos ativo.

Devido à forma de suas folhas, (coração), era considerado símbolo do amor, na Itália, e do luto, na Grécia. Há 4 mil anos, os hindus, percussores na cultura do manjericão, a exportaram para o Egito.

Na Índia o manjericão é considerado uma planta sagrada que dá proteção espiritual e física. Alguns místicos usam este óleo para purificação, do seu próprio ser e do espaço, quando executam exorcismos.

Em grego "basilikos" significa "real" e crê-se que este óleo foi usado para ungir reis. Na Índia, acredita-se que contém uma essência divina, sendo por isso consagrado a Krishna e Vishnu.

Na China é usado para problemas de estômago e rins. Diz uma lenda, que o Manjericão cresceu ao redor do túmulo de Cristo após a sua ressurreição, por isso, ainda hoje é usado nas igrejas ortodoxas gregas, para preparar a água benta.

Na Itália é símbolo do amor, pode ser considerado afrodisíaco. Se um galho de manjericão é oferecido a uma jovem significa paixão e dedicação eternas. Em termos alimentícios é uma planta harmonizadora dos relacionamentos, combate a raiva, o stress, conforta, protege, levemente sedativo, dizem que aumenta o leite das mães que amamentam, é antibacteriano. Seu chá combate dor de cabeça de origem nervosa, gastrite. Gargarejos tratam a afta. Pode-se fazer vinagre com manjericão, molho pesto, colocar em saladas, fazer azeite com manjericão, usada em carpácio, peixes, temperar frango, é ótimo. É refrescante.

No século passado, o manjericão era usado pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro.

Na medicina popular, o chá das folhas do manjericão é utilizado dentre outras aplicações atuam no aparelho respiratório, crises de bronquite e é excelente para combater a insônia.

No uso cosmético é empregado em desodorantes, loções, perfumes, etc.

Utilizado em massagens nas têmporas alivia dores de cabeça, estimula os rins, pois, atua no sistema urinário e muito bom nos casos de fadiga. O manjericão age como pacificador e integrador na família. Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.
O escalda-pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e prestes a explodir dá a sensação de alívio das cargas emocionais. Atua sobre as dores de origem nervosa, dificuldades sexuais e psicológicas, sempre que estejam relacionadas à sensação momentânea de incapacidade ou inadequação.

A essência floral na Califórnia basil nome botânico ocimum basilicum de flor branca, segundo Claúdia Stern é indicada para aqueles que dissociam vida sexual da afetiva. Medo do compromisso. Já para o Sistema Brasileiro Florais de Minas, Breno Marques da Silva e Ednamara Marques indicam o basilicum para as personalidades forte que eventualmente podem ser acometidas de crise de inadequação e dúvida sobre sua própria incapacidade. Para os sentimentos de sobrecarga ou de incapacidade para cumprir seus deveres profissionais, familiares, matrimoniais ou sociais. Útil nos casos depressivos resultantes de excesso de trabalho ou de grandes exigências mentais. Para dores nervosas, histerias, confusão mental, estados neuróticos e psicóticos.

Nas correlações entre o Sistema de Minas e Bach corresponderia à essência Elm (Ulmus procera) que é indicada para sentimento de inadequação temporário (elm em estado negativo), incapacidade de enfrentar exigências extremas embora detenham grande capacidade. O Elm positivo segue o chamado interior, é altruísta, possui grande senso de responsabilidade, é capaz de resolver os problemas em sua perspectiva adequada; muito útil nos caos de musculatura do corpo físico sobrecarregada.

De qualquer forma, para mim o manjericão é mágico. Dos Sprays, Artesanais e Vibracionais que faço é meu preferido e a ele acrescento Florais de Saint Germain e o óleo essencial puro de uma frutinha oriunda da China chamada litsea cubeba de odor cítrico, que em termos energéticos tem uma utilização bem extensa, cabendo outro artigo dedicado a ela.

Vejam meu novo blog:
http://consultasterapiafloral.blogspot.com/

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista em Terapia com Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco - Pesquisadora - Mestre em Reiki – Aromaterapeuta
E-mail rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584
Atendimento em Consultório
Rua Padre Bernardino Pessoa, 633 Boa Viagem –Recife – PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!