terça-feira, 29 de novembro de 2011

Alimentos Afrodisiacos I


Por Rosangela Vecchi Bittar

Os sentidos são receptores, veículos, estimulam e liberam o libido. O termo afrodisíaco vem da Deusa Afrodite possuidora de grande beleza, deusa do amor, sexualidade cuja figura mitológica surge dentro de uma concha de ostra.
Os diversos filhos de Afrodite mostram seu domínio sobre as mais diversas faces do amor e da paixão humana.

Afrodite sempre amou a alegria e o glamour, e nunca se satisfez em ser a esposa caseira. Afrodite amou e foi amada por muitos deuses e mortais. Dentre seus amantes mortais, os mais famosos foram Anquises e Adônis, que também era apaixonado por Perséfone, que aliás, era sua rival, tanto pela disputa pelo amor de Adônis, tanto no que se diz respeito de beleza. Vale destacar que a deusa do amor não admitia que nenhuma outra mulher tivesse uma beleza comparável com a sua, punindo asmortais que se atrevessem comparar a beleza com a sua, ou, em certos casos, quem possuísse tal beleza. Alguns de seus filhos são Hermafrodito (com Hermes), Eros (deus do amor e da paixão), e outros mais.

Em todas as culturas existem alimentos, bebidas, beberragem, condimentos, aromas, óleos considerados estimulantes sexuais libertadores do libido.
Embora existam mitos sobre alguns alimentos,destacamos abaixo aqueles que realmente tem propriedades para este fim.

Amendoim rico em vitamina B3 é vasodilatador, propicia bem-estar aumenta o libido.

Chocolate possui propriedades estimulantes libera endorfina, concede bem-estar. Era usado por Montezuma antes de entrar no harém de cerca de 600 mulheres, bebia chocolate com baunilha.

Frutos do mar ricos em zinco (principalmente as ostras) contribui com a testosterona.

Bebidas alcoólicas: com moderação desinibe no entanto e excesso tem efeito contrário ao desejado no que se refere a libido.

Receita de bebida afrodisíaca:
1 litro de cachaça duas cascas de marapuana, três casacas de catuaba, 1 colher de ginseng macerar por 4 dias em ambiente escuro. Esta bebida é rica em feniletilamina que concede sensação de prazer. Pode-se fazer chá com esta mesma composição e tomar 3 vezes ao dia.

Fonte: Bernardes, Heloisa: O que a dieta Ortomolecular pdoe fazer por você, Editora Academia, 2008, S.Paulo.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Floral com título de Especialista em Terapia c/Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE
Professora - Pesquisadora - Reiki Master - Aromaterapeuta
Coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer e terapeuta floral voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Publicações/livros:
Os Benefícios das Essências Florais de Bach no Alzheimer editora Laços SP em lançamento e Ebook: Uso prático da Terapia Floral na Obesidade: O cuidado integral através do uso das Essências Florais
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!