quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Citronela


A Citronela
Por Rosangela Vecchi Bittar

Bem, como estamos chegando no verão e com ele os mosquitos proliferam, acho por bem falar da citronela que é uma planta aromática de clima tropical, que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Considerado um ótimo repelente, o óleo da citronela é rico geraniol e citronelal. Pertence a família das gramíneas, nome botânico: Cymbopogon winterianus; Cymbopogon nardus e nome popular: citronela-de-java e citronela-do-ceilão.

Cultivando a citronela no jardim para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.
Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.
Vale destacar mais um detalhe importante: as folhas de citronela possuem uma concentração mínima de óleo essencial, em torno de 0,5% a 0,6%. Para cada 100 quilos de folhas, extraem-se no máximo 600 gramas de óleo. Ou seja, tentar extrair pequenas quantidades não é nada viável.

No mercado, podemos encontrar vários produtos fabricados com óleo de citronela, entre eles: velas utilizadas como repelentes de insetos, loções e óleos repelentes, utilizados principalmente no verão, em regiões litorâneas, onde há grande incidência de mosquitos.

Ainda é muito comum a confusão entre a citronela e o capim-limão (Cymbopogon citratus) ambas as plantas pertencem ao mesmo gênero. Embora a aparência seja parecida e aroma similar, dá para diferenciá-las: o capim-limão apresenta um cheiro mais suave, que lembra o limão; enquanto o aroma da citronela é mais forte.
Como óleo essencial é forte pode irritar pele como componentes químicos tem citronéol, borneol, citroneol, geraniol, nerol, citral,Canfeno, dipenteno e limoneno.é preciso moderação.

Na mente tem efeito esclarecedor e revitalizante aliviando a depressão eficaz contra dores de cabeça, enxaqueca, nevralgia. No corpo como falei é muito usado como repelente de insetos utilizado em pulverizadores e também útil para livrar cães e gatos de pulgas. Um chumaço de algodão se colocado na gaveta matem a roupa cheirosa e afasta traças.É um tônico geral equilibrando o sistema nervoso e coração.
Suas propriedades anti-sépticas é útil para uso em quartos de pessoas doentes, enfermarias podendo ser usado em um difusor ou spray ambiental.
É um óleo que é uma boa pedida para o verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!