domingo, 27 de junho de 2010

O que é Tuiná?



por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Complementar - CRT 42435



Tuiná é uma forma de massagem chinesa que se utiliza dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), utilizada para estimular ou sedar os meridianos que são os mesmos pontos energéticos citados na Acupuntura. Do Tuiná é que deriva o Shiatsu e o Do-in que também são formas de toque.

O objetivo do Tuiná é através desta prática equilibrar o fluxo energético dos meridianos. Segundo The English Encyclopedia of Practical Tradicional Chinese Medicine – Tuina Therapeutcs, O Tuiná chinês é uma das matérias de saúde mais abrangentes pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC), onde as manipulações são usadas para estimular os pontos e outras partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilíbrio fisiológico e alcançar efeitos curativos.

É contra-indicado para doenças transmissíveis, agudas e crônicas. Não é recomendável para pacientes portadores de câncer, hemorragias diversas,fraturas, queimaduras e dermatite ulcerativa,feridas abertas, no período menstrual e gravidez.

Na sessão o cliente deverá usar roupas soltas e sem sapatos e se colocará em uma mesa ou tapete. O terapeuta examina os problemas específicos do cliente e começa a aplicar um protocolo de tratamento específico.

O foco principal do aplicativo são as dores,os pontos de acupressão, meridianos de energia, músculos e articulações. Os terapeutas co conhecimento das ervas chinesas podem utilizá-las para facilitar o processo de tratamento.

As pesquisas modernas demonstram que o tuiná melhora a micro circulação do sangue e sistema linfático que traz rápida recuperação de várias lesões de tecidos moles tais como deslocamento e contusão, exerce efeito sobre o sistema nervoso0 central podendo ser usado como forma de anestesia, baixar febre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!