quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Valor Terapêutico dos Óleos Essenciais Parte 1


por Rosangela Vecchi Bittar
Título de Especialsita em Terapia Floral pela UFPE
Mestre em Reiki - Aromaterapeuta
CRT 42435

Neste espaço passamos a informar as qualidades terapêuticas dos oleos essênciais puros.Destacamos que os mesmos devem ser puros e de ótima procedência a fim de que o efeito terapêutico possa ser seguro e garantindo suas beneces para seu usuário.

Recomendamos que tais óleos sejam usados e incorporados a óleos carreadores para seu uso em qualquer tipo de massagem, ou como óleo corporal após banho ou mesmo seu uso em rechaud ou spray ambiental,de acordo com a sua necessidade individual. Gostaríamos que atentassem as indicações e contra-indicações ds mesmos.

ALECRIM - ROSMARINUS OFFICINALIS
Parte da Planta: botões e folhas
Obtenção: destilação
Origem: Tunísia
Aroma: Forte, herbáceo, refrescante e penetrante.
Óleo de qualidade Yang

Uso: Estimulante da memória e do bom humor. Fortalece a mente quando há esgotamento. Auxilia na clareza de pensamentos. Útil nas dores musculares, reumatismo e resfriado. É um tônico geral, relaxante. Usado em calvície e anti-caspa. Bom para queda de cabelos e como rejuvenescedor da pele. Cicatrizante. Uso em feridas, hipotensão, arteriosclerose, asma, debilidade, desmaios, dor de cabeça, distúrbios hepáticos, gota, cuidado da pele, palpitações, enxaqueca, distúrbio nervoso, fadiga mental, gripe e resfriado, dismenorréia, pedra na vesícula. Não usar durante a gravidez e nem em epiléticos.

No Antigo Egipto era usado nos rituais de purificação. Hoje em dia, é muito usado para protecção contra magias negras e para proteger os espaços da energia da inveja, colocando-se 7 gotas à entrada do espaço (casa, loja ou outro).

OBS: Na Antiga Grécia, os estudantes entrelaçavam os seus cabelos com Alecrim quando estudavam para os seus exames. Conta uma lenda que as Flores do Alecrim tornaram-se azuis quando a Virgem Maria pendurou o seu manto azul num arbusto de Alecrim.

ANGÉLICA-CAPIM de ANJO, ERVA do ESPÍRITO SANTO e ERVA SAGRADA

Pele: Bom tônico para a pele. Pode ser útil em casos de pele sem brilho e congestionada. Psoríase. Mente e emoções: Anorexia. Pode ajudar também em casos de exaustão e stress proporcionando uma sensação de equilíbrio.

Uso:Tonturas, náuseas, febre, bronquite crônica e pleurisia. Ajuda a limitar o ácido úrico, tendo assim um efeito positivo em casos de artrite, gota e dores ciáticas. É um analgésico rápido, podendo ajudar a aliviar dores de cabeça, enxaquecas e dores de dentes. Fortalece o sistema linfático ajudando a desintoxicar o corpo. Pode ser um ótimo auxiliar na meditação abrindo o praticante às energias angélicas de outras dimensões. Auxilia também na abertura da intuição e no aflorar da parte mais divina do Ser. É um óleo ótimo não só para pessoas céticas relativamente ao mundo espiritual, como também para aquelas que gostariam de expandir a sua ligação aos reinos celestiais.
OBS.: Tem o nome 'Angélica' porque floresce normalmente no dia 8 de Maio - dia do Arcanjo Miguel; também por esta razão, é cultivada nos Mosteiros, crendo-se que ajuda a proteger contra o mal.
CUIDADOS: Depois de usar na pele, evitar a exposição ao sol e a raios ultravioletas, pois pode causar irritações cutâneas. Evitar também usar em grávidas e pessoas que sofram de diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!