quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Termalismo Social/Crenoterapia e Talassoterapia



por Rosangela V.Bittar
Terapeuta Complementar


O uso das Águas Minerais para tratamento de saúde é um procedimento dos mais antigos, utilizado desde a época do Império Grego. Foi descrita por Heródoto (450 a.C.), autor da primeira publicação científica termal. O Termalismo compreende as diferentes maneiras de utilização da água mineral e sua aplicação em tratamentos de saúde. A Crenoterapia consiste na indicação e uso de águas minerais com finalidade terapêutica atuando de maneira complementar aos demais tratamentos de saúde.
No Brasil a Crenoterapia foi introduzida junto com a colonização portuguesa, que trouxe ao país os seus hábitos de usar águas minerais para tratamento de saúde. Durante algumas décadas foi disciplina conceituada e valorizada, presente em escolas médicas,como a UFMG e a UFRJ. O campo sofreu considerável redução de sua produção científica e divulgação com as mudanças surgidas no campo da medicina e da produção social da saúde como um todo, após o término da segunda guerra mundial.
A partir da década de 90 a Medicina Termal passou a dedicar-se a abordagens coletivas, tanto de prevenção quanto de promoção e recuperação da saúde, inserindo neste contexto o conceito de Turismo Saúde e de Termalismo Social, cujo alvo principal é a busca e a manutenção da saúde. Países europeus como a Espanha, a França, a Itália, a Alemanha, a Hungria e outros adotam desde o início do século XX o Termalismo Social como maneira de ofertar às pessoas idosas tratamentos em estabelecimentos termais especializados, objetivando proporcionar a esta população o acesso ao uso das águas minerais com propriedades medicinais, seja para recuperar ou tratar sua saúde, assim como preservá-la. O Termalismo, contemplado nas resoluções Ciplan de 1988, manteve-se ativo em alguns serviços municipais de saúde de regiões com fontes termais como é o caso de Poços de Caldas, em Minas Gerais.
A talassoterapia se inclui neste tópico por ser uma terapia que utiliza as águas do mar como tratamento natural, pois estimula o metabolismo orgânico facilitando a assimilação dos alimentos como sua desassimilação agindo como tratamento desintoxicante. Seu efeito fisiológico atua como tonico, estimulante e reconstituinte. O mar comporta toda uma variedade e propriedades que compreende todos os elementos indispensáveis ao organismo como sódio, potássio, magnésio, cálcio e oligoelementos.

No Brasil temos o privilégio de um extenso litoral que nos permite a utilização sem restrição apesar de não se ter o uso do mesmo como terapia.

ROSANGELA V. BITTAR
TERAPEUTA COMPLEMENTAR ESPECIALISTA EM TERAPIA FLORAL, REIKI MASTER
AROMATERAPEUTA.
ATENDE EM BOA VIAGEM RECIFE PE
RUA PADRE BERNARDINO PESSOA, 633 PRÓXIMO AO COLÉGO SANTA MARIA
CONTATO (81) 8843-0584

Um comentário:

  1. Muito bacana seu artigo. Acesse nosso site e curta nossa página no Facebook! Quando puder, visite Águas de Lindóia, a Capital Termal do Brasil, teremos prazer em recebê-la!

    http://www.facebook.com/pages/Balne%C3%A1rio-Municipal-de-%C3%81guas-de-Lind%C3%B3ia/338444122865893

    www.balnearioaguasdelindoia.com.br

    ResponderExcluir

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!