sábado, 4 de dezembro de 2010

As Virtudes da Hortelã


por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

É uma erva aromática das mais conhecidas, seu perfume é inconfundível existem vários tipos de menta como a arvensis, piperita, spicata. Todas com as mesmas propriedades curativas. Seu sabor peculiar é utilizado na fabricação de alimentos como balas, cosméticos, pasta de dentes. Como erva aromática é utilizada como tempero principalmente na cozinha árabe ou como aromatizador de vinhos e molhos.

É uma planta originária do Mediterrâneo. Era usada como tônico e perfume pelos gregos antigos, que a acrescentavam em porções generosas à água do banho. Os Romanos levaram-na para a Grã-Bretanha e na época medieval era usada para tratar inflamações na gengiva. Também era usada pelos romanos e gregos contra mordida de cobra, picada de inseto (colocando a folha amassada sobre a mordida), mordida de escorpião, cólica, problemas urinários e vertigens.

A menta era apreciada no Japão e China durante séculos e foi encontrada em túmulos Egípcios datados de 1000 a.C. Tradicionalmente, as pessoas bebiam-na como chá ou mascavam as folhas para curar problemas de estômago ou nervos. Na mitologia conta-se que Zeus e Hermes andavam disfarçados pela Terra e foram desprezados por todas as pessoas a quem pediam um pouco de pão e água, quando finalmente um casal pobre os acolheu. Limparam e perfumaram sua pobre mesa com folhas de hortelã e lhes deu o que comer e beber. Os Deuses em agradecimento transformaram seu casebre em Palácio e assim, a hortelã se tornou em símbolo de hospitalidade até a Idade Média, onde até então era usada para limpar e perfumar as casas. No século XVIII seu chá era utilizado como curativo para qualquer doença.

A hortelã é a erva dos mentalmente lentos. Essas pessoas pensam devagar, recebem o que vem de fora devagar, reagem devagar. Não são desinteressados. São simplesmente lentos. Chegam sempre atrasados aos compromissos, demoram a terminar suas atividades, e acabam sendo criticados e cobrados pelos outros. A Menta trabalha a agudeza da nossa percepção e julgamento diante das situações externas, nos dando condições de decidir mais rápido o que é melhor a ser feito. É a erva dos sós e discriminados por não andarem no ritmo social dos outros.

Como óleo essencial é um óleo forte, que pode causar irritação em pele sensível. Deve ser evitado durante a gravidez. É constituído por cerca de um terço de mentol, razão pela qual tonifica, clareia a mente, estimula a mente cansada, refrescante e suavizante.

No corpo físico atua com suas propriedades anti-séptico, antibiótico, antiinfeccioso, estomacal, antiespasmódica, estimulante, tônico, antiparasítico, vermífugo (lombrigas e escabiose), expectorante, analgésico, digestivo, descongestionante, diurética, antitérmica, na homeopatia é usada na herpes-zozter. É repelente de insetos. É benéfico contra dores de cabeça, infecções respiratórias, mau hálito, inflamações da gengiva. Usar sempre moderadamente pois o uso prolongado pode prejudicar ou perturbar o sono ou nervos, não deve ser usado à noite.

Culpepper citou uma lista de 40 moléstias que a Hortelã pode curar. Também é usada para debelar tosses rebeldes, asma, cólicas de origem nervosa, ótima para sinusite, dor de cabeça, gripe, congestão nasal e pulmonar, estimula a circulação. Energiza mente e corpo.

Popularmente tenmos a seguinte receita de vinho contra verminose: olocamos em infusão as folhas verdes da hortelã da folha miúda bem lavadas e enxutas em uma garrafa com vinho moscatel deixar macerar por uma semana e beber e 2cálices ao dia.

Como Essência Floral, temos do Sistema de Minas: a Piperita indicada para os indivíduos mentalmente letárgicos, que tem dificuldade de discernir e avaliar as situações. É uma essência aglutinadora de personalidade confere integridade, favorece ao sincronismo, ao aprendizado, principalmente em crianças com problemas de aprendizado e vítimas de acidentes neurológicos. Ancora a pessoa no momento presente e auxilia na “digestão “ psíquica.

No Sistema da Califórnia(Flower Essence Sociey)o floral Peppermint (menta piperita) confere atenção, clareza, desperta, prontidão mental, resfria o fígado. Indicada para pessoas preguiçosas e incapacitadas para pensar, auxilia as forças digestivas vitais a funcionar, assimilar.

No Sistema Francês Menthe Poivrée (Peppermint) tem ação estimulante, concede clareza, vivacidade de espírito, indicada para aqueles que se sentem pesados após excesso de atividade mental. Boa para estudantes e intelectuais, desequilíbrios alimentares, pessoas que gostam de dormi após as refeições. O espírito fica ativo e esperto. Pode provocar insônia quando ingerida perto da hora de dormir, portanto, faça por segurança a última ingestão do floral até às 18:00hs. para ter uma boa noite de sono já que este floral de qualquer sistema deixa a mente alerta.

Formas de Uso párea este Óleo Essencial:
Óleo de massagem: 10 a 15 gotas, para 20 ml de óleo carregador (Óleo de Amêndoas Doces, Abacate, Uva, Maracujá).

Inalação: 10 gotas para 2 litros de água quente (posicione a sua cabeça sobre o recipiente, cubra-a com uma toalha e inspire os vapores).

Banho de Imersão: Adultos: 8 gotas, crianças: 4 gotas, bebês: 2 gotas.

Escalda pés: 4 a 7 gotas para 4 a 7 litros de água quente (depois de secar os pés, massageie-os com uma diluição do mesmo óleo).

Difusão ambiental: 4 a 8 gotas, dependendo do tamanho do recipiente para a água.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!