sábado, 22 de janeiro de 2011

O Óleo de Citronela


por Rosangela Vecchi Bittar
Título de Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Magnified Healing – Aromaterapeuta – Cromoterapeuta – Apometria Quântica – Bioeletrografia.

para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

Citronela é uma erva resistente da família das Gramíneas, seu nome botânico é Cymbopogon nardus, também conhecido como Andropogon nardus que se desenvolve em Java, no Sri Lanka, Madagascar, Guatemala, América do Sul e no Brasil. É uma planta que pode alcançar cerca de noventa centímetros de altura com folhas finas e compridas se desenvolve com grande facilidade.

A primeira remessa de óleo de citronela foi enviada do Sri Lanka recebeu o nome de Oleum siree por muito tempo seu maior uso foi como ingrediente de velas de cera com objetivo de afastar mosquitos.Seu odor parece com o caim limão, mas o capim limão tem como nome científico cymbopogom citratus e difere das características terapêuticas da citronela.

Seus componentes químicos são: ácido citronélico, borneol, citronelol, geraniol, nerol, citral, citronelal, canfeno,dipenteno e limoneno.

É utilizado como ingrediente de sabonetes, desodorantes, loções para pele, graxa de sapatos e detergentes. Suas propriedades terapêuticas são: anti-depressivo, anti-séptico, desodorizante, inseticida, parasiticida, tônico geral e estimulante.

Na mente tem efeito revitalizante e clarificador o que auxilia no caso de depressão, dores de cabeça, enxaqueca e nevralgia. É um tônico geral equilibra o sistema nervoso e circulatório, ajuda a restabelecer humor e equilíbrio.

Sua qualidade anti-séptica o torna útil no quarto de um doente ou enfermaria afastando germes se usado num difusor ou spray ambiental.

Na pele deve ser administrado com cuidado, pois, pode provocar irritação mas é desodorizante e estimulante podendo refrescar os pés suados e cansados beneficiando assim, todo o corpo e aliviar dores reumáticas. Minha sugestão é de se pegar uma bacia com água morna com 4 a 7 litros e adicionar 4 a 7 gotas do óleo essencial deixar de molho com uns 15 minutos, secar os pés e massageá-los.
Como repelente de insetos e por isso, é utilizado em pulverizadores, difusores nos dias quentes de verão, época que os mosquitos inclusive da dengue incomodam bastante. Também, é útil para livrar cães e gatos de pulgas. Para repelir insetos e traças utilize um chumaço de algodão com algumas gotas desse óleo essencial (de boa qualidade) dentro das gavetas dos móveis e armário de roupas.

Vejam também meus blogs:
http://consultasterapiafloral.blogspot.com/
http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/
http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/
Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!