terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Virtude da Erva Cavalinha (Equisetum arvensis)


Por Rosangela Vecchi Bittar
Título de Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Magnified Healing – Aromaterapeuta – Cromoterapeuta – Apometria Quântica – Bioletrografia.

para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

O nome científico pela qual é mais conhecida é Equisetum arvensis, embora exista mais de 16 espécies. É uma planta perene da família das eqüisetaceae que simboliza fertilidade. Pode ser encontrada sob outros nomes populares como: rabo de rato, cauda de raposa, milho de cobra, erva carnuda, cana-de-jacaré, lixa vegetal etc. Só não é encontrada na Austrália e Antártida.

É um do seres vivos mais antigos do planeta tão antiga como as baratas que surgiram a mais de 300 milhões de anos, datando o período Paleozóico época que existia bosques gigantes de cavalinha com mas de 10 metros de altura e dois metros de diâmetro cobrindo vastas extensões pantanosas, a planta da forma atual é uma miniatura da original. Sua aparência assemelha-se a um bambuzinho verde escuro em touceiras. Possui um alto teor de sílica, já foi usada para polir metais e madeira devido ao seu poder abrasivo.

Também é rica em cálcio, ferro, magnésio, tanino, sódio e etc. É fácil cultiva-la, gosta de solos argilosos, úmidos e tem como característica ser invasiva se espalha com facilidade. Reproduze-se como a samambaia por esporo.

Na época das Legiões Romanas era usada na culinária da mesma forma que os aspargos. É usada na alimentação das vacas, na Suécia, na intenção de aumentar a produção do leite.No passado, como símbolo de fertilidade era usado nos vasos dentro do quarto, pelas mulheres que queriam engravidar.

Conta-se que os pastores confeccionavam flautas da cavalinha para espantar serpentes.

É uma planta medicinal que combate dor de cabeça graças a seu ácido acetilsalicílico da mesma forma que a aspirina, combate hemorragias internas e externas. Juntamente ao alecrim torna-se uma dupla que equilibra a pressão arterial.

Repõe sais minerais perdidos junto aos hormônios atuando positivamente nos casos de osteoporose, auxilia na consolidação de fraturas ósseas. É uma planta tóxica e precisa ser administrada criteriosamente sem excessos.

Na cosmética é utilizada como auxiliar no crescimento do cabelo e combate a caspa. Para o caso de unhas quebradiças e esbranquiçadas que é um sinal da falta de cálcio após 15 dias do uso do seu chá, regulariza. Como uso externo sob a forma de compressas (com o chá bem forte da cavalinha) nos casos de veias varicosas, feridas em geral, celulite e flacidez.

Recomendação de como fazer o chá de uso interno (Anvisa – Tabela de Drogas Vegetais) : Infusão de 1 colher de sopa em 150 ml de água deixe ferver em fogo baixo em uma vasilha de ágata, vidro ou inox.Utilizar 1 xícara de chá 2 a 4 vezes ao dia.Indicação: edemas, inchaços por retenção de líquido.Contra-indicação: pessoas com insuficiência renal e cardíaca. Pode ocorre alergia rara a pacientes sensíveis a nicotina, o uso prolongado pode acarretar dor de cabeça e anorexia. Altas doses podem provocar irritação gástrica reduzir os níveis e vitamina B1 e provocar irritação do sistema urinário.

Como fazer um óleo corporal usando a cavalinha como auxiliar no combate a celulite e varizes:
1 - 200 ml de óleo de amendoa doce ou gergelim ou abacate
2 - 1/2 xícara da erva cavalinha verde.
3 - 1 vidro escuro
Socar a erva em um recipiente pegar o umo da erva e o líquido armazenar no vidro escuro junto com o óleo escolhido, deixando macerar em um armário em temperatura ambiente por 15 dias, ao final do período coar o conteúdo deixando em um vidro também escuro e utilizá-lo no corpo nos locais desejados com movimentos circulares
em sentido horário.


Na atualidade não existe essência floral oriunda desta planta medicinal.

Consultas em Boa Viagem Recife - PE e pelo site.
E-mail: rosangela.bittar@globo.com
telefone(81) 8843-0584
Cursos e Palestras.

4 comentários:

  1. Rosangela,

    Eu tenho lido muito muito sobre a cavalinha. Tenho encontrado uma literatura dizendo que é bom para os rins, bexiga e vias urinárias. Voce pode expor melhoe o seu comentário por favor? Tenho dificuldade de urinar. Problemas de aumento leve na próstata e na bexiga. Peço sua ajuda. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Trindade!
    Você tem feito o exame de próstata?
    Primeiro procure fazer uma avaliação neste sentido.
    Existem várias plantas medicinais que auxiliam no seu caso. Na questão da cavalinha vc. pode fazer o chá dela e tomar duas vezes ao dia. Temos também no caso dos rins se for problema renal com pedras nos rins chá da casca do abacaxi, o chá do cabelo do milho, da
    folha da graviola, Ok?
    abraços, Rosangela V.Bittar

    ResponderExcluir
  3. Qunado falo no seu caso é de problema renal, viu?
    Mas vc. precisa fazer exame para ver o que realmente está acontecendo porque sua prostata está alterada e seu psa deve estar alto. abraços Rosangela

    ResponderExcluir
  4. Se vc. estiver com insuficiência renal a cavalinha é contra-indicada confome falo no texto. abraços

    ResponderExcluir

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!