sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Óleo Essencial de Manjerona


por Rosangela Vecchi Bittar
Título de Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Magnified Healing – Aromaterapeuta – Cromoterapeuta – Apometria Quântica – Bioeletrografia.
CRT 42435

A Manjerona é uma planta medicinal cujo nome botânico é Origanum marjorana pertence a família das labiadas, existem várias espécies em geral é uma planta de pequeno porte chegando a vinte cinco centímetros com pequenas folhas ovais e flores brancas e rosa. É originária da Líbia, Egito e região mediterrânea embora seu óleo seja produzido em grande parte na França.

È uma planta conhecida dos gregos antigos que a usavam para tratar espasmos, excesso de líquidos nos tecidos e anídoto contra veneno. É considerada uma erva digestiva. Origanum oriundo do vocábulo grego orosganos significa alegria da montanha e o prefixo latino marjor significa grande no sentido de vida longa.

Componentes químicos: bornel, terpineol, cânfora, cariofileno, pineno, sabineno, terpineno.

Propriedades: analgésico, anafrodisíaco, anti-septico, antiespasmódico, carminativo, cefálico, revigorante, digestivo, emenagogo, expectorante, hipotensor, laxativo, nervino fortificante, sedativo, tônico geral e vulnerário.

O óleo da manjerona tem efeito calmante sobre o sistema nervoso aliviando ansiedade, estresse, fortalece o mental, promove sensação de conforto e excelente para pessoas hiperativas. Seu odor bem característico é estimulante, penetrante bem diferenciado.
Seu uso garante uma sensação de conforto é aquecedora, analgésica excelentes nos casos de espasmos musculares, dores reumáticas, rigidez nas articulações,torceduras, entorses, bastante eficaz nos casos de contusões. Atua no sistema nervoso autônomo. É vasodilatador. Aquece o coração e o estomago. No banho produz a sensação relaxante e fortalecedora.

No corpo é também eficaz no tratamento de hematomas, distúrbios menstruais, problemas digestivos, flatulência, indigestão espasmódica, inchaço, aquece e alivia sensação de frio, tensão pré-menstrual, cólicas, dilata artérias e vasos facilitando o fluxo sanguíneo, atua beneficamente a circulação e o coração. Excelente no caso de hipertensão arterial, pois, baixa a pressão. Ótima para dores de cabeça, enxaqueca, insônia.

Também auxilia nos casos de prisão de constipação, indigestão e na eliminação de toxinas e também indicado para descongestionar as vias respiratórias .

No entanto, atua diminuindo o libido e portanto pode ser utilizado para frear impulsos sexuais exacerbados. Deve ser evitado durante a gravidez.

Rosangela Vecchi Bittar
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882

Um comentário:

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!