sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O que são chakras - Parte I



Rosangela Vecchi Bittar
Título de Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Magnified Healing – Aromaterapeuta – Cromoterapeuta – Apometria Quântica – Bioeletrografia.
CRT 42435


O que são Chakras?

Segundo a filosofia oriental, a ioga, medicina ayurvédica, medicina vibracional, usamos o conceitos milenares da tradição filosófica hindu onde consideramos que o corpo humano é constituído de canais energéticos (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas. Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circulam esta energia. Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximas da superfície do corpo.
Os chakras são chamados de plexo, roda, centro energéticos segundo diferentes tradições. Na verdade são captores-retransmissores de energia. Estão ligados a glândulas endócrinas que por seu intermédio vitalizam os órgãos físicos que lhes correspondem.

Os chakras são pontos de entrecruzamento energético estando obstruídos giram irregularmente, estes vórtices de energia dos chakras, giram em sentido horário, quando equilibrados.

Os centros estão em intima relação com a saúde física, mental e evolução pessoal do homem, ou seja, evolução espiritual.

Os sete chakras principais estão ligados a sete planos de evolução da consciência.

No estado normal a energia (shakti) deve circular em todos os centros durante um ciclo de 24 horas (ao nascer do Sol a energia encontra-se no 3º chakra e ao por do Sol no 7º chakra principal).

1 - Chakra Básico na hierarquia dos sete chakras este é o primeiro e localiza-se na base da espinha, na região perineal. Esse chacra preside a experiência física. Recebe energia da Terra através dos pés.

Governa a dimensão física e todos os aspectos sólidos do corpo. Este chakra outorga domínio sobre o mundo físico, e é à base de nosso desenvolvimento espiritual, já que como seres encarnados e vivendo na Terra precisamos ancorar a energia espiritual.

Energiza e fortalece o corpo sendo responsável pelo seu bem-estar físico. É o centro de energia através do qual se experimenta "luta ou fuga". Sua cor vibratória é o vermelho e exterioriza-se como a glândula supra-renal, governa os rins, a coluna vertebral, sistema de esqueleto, linfa, sistema de eliminação e reprodução. No psicológico atua na segurança com as questões terrenas de dinheiro, trabalho, casa e confiança. Quando o indivíduo está com este chakra desequilibrado apresenta-se demasiadamente inseguro, ao sabor da gravidade, instabilidade emocional, energia excessiva pode apresentar paranóia; movimenta emoções primárias (fúria, brutalidade, incredulidade).

2- Chakra Sexual o segundo Chakra localiza-se dois dedos abaixo do umbigo. É dominada pela água, a essência da própria vida, elemento abundante no planeta e com peso de três quartos do corpo humano.
Esse chakra é o centro da procriação e por se achar diretamente associado à lua, afeta com suas marés emocionais (humor sentir-se bem). Sua cor vibratória é o laranja. Exterioriza como a glândula gônada, glândulas sexuais masculinas (bexiga e uretra) e femininas (aparelho reprodutor), que encarnam a força vital e toda a força inerente no corpo físico. Está ligado a mares emocionais, humor, sentir-se bem, sabedoria, sociabilidade, saúde emocional e sistema muscular.
É a sede dos desejos, controla o nosso apetite alimentar e sexual, a fertilidade, criatividade, sensibilidade apurada. Quando o indivíduo está com este chakra desequilibrado apresenta-se demasiadamente emocional, amor possessivo, confusão mental, pessoas impressionáveis, agressividade exagerada, erotismo esarcebado para mais ou menos, vergonha, dispersão mental, estresse permanente, pessoa possessiva com pessoas e coisas.

3 - Chakra do Plexo Solar localizado no centro do abdome, centro de compensação de energia para os outros chakra, funciona como receptor e emissor de energias. Ajuda-nos a compreender o mundo e a penetrar em seus segredos. Governa a liberdade, poder, controle. A cor vibratória é o amarelo. O plexo solar é a sede do fogo no interior do corpo. Ele assume aqui importância particular, porque é também a sede dos medos, das angústias e dos ódios. Ele promove a clareza de raciocínio, benéfico nos estudos e todos os processos de aprendizagem. Cuida do aparelho digestivo. Promove o desenvolvimento do Ego, da identidade no mundo, resolução de desafios e pendências Kármicas.

Quando o indivíduo está com este chakra desequilibrado apresenta-se demasiadamente atado, com medo de deixar que as coisas se manifestem ansiedade excessiva, falta energia vital, sentimento de frustração, assimilação de emoções e pensamentos dos outros, disputas de poder e direitos, sentimento de impotência, vida dispersa, insegurança, obsessividade. Também a nível físico apresentam sintoma de azia, má disfunções hepáticas, má digestão, nervosismo e desinteresse pelos estudos.


Contato E-mail: rosangela.bittar@globo.com telefone(81) 8843-0584
Atendimento: pelo site e presencial em Boa Viagem Rua Padre Beranardino Pessoa, 633 próximo ao Colégio Santa Maria
Cursos e Palestras.
Coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE.

Um comentário:

  1. muito bom seu ponto de vista arespeito dos chakaras,pq eu adoto esse mesmo prisma,e ainda incluo no 3 chacara q as pessoas q dormem de bruço ,pq tem um pavio muito curto ,elas procuram abafar o vulcão q dentro delas ,q a qualquer momento entra em erupção

    ResponderExcluir

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!